Não percam o espetáculo de Dança de Salão "Relações". Dias 15 e 16 de junho no Espaço Cultural Manicômicos. Garanta já o seu ingresso!

Ritmos

Nossa escola oferece aulas nos ritmos variados e mais conhecidos da Dança de Salão. Alguns ritmos, como o tango, não estão nos horários de aula, eles são ministrados em aulas particulares e workshops. Trata-se de ritmos que exigem um maior domínio na dança, que envolve equilíbrio, postura, contato, são geralmente para alunos mais experientes ou com maior facilidade corporal e ritmica. Entretanto, os workshops ministrados para esses ritmos são voltados exclusivamente para alunos inexperientes, pois possuem um foco no estudo e fixação da base e dos conceitos fundamentais do próprio ritmo. Os principais ritmos oferecidos pela escola são:

BOLERO

O Bolero é um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Surgiu na Espanha, mas sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e ritmo mais lento. Tem tradição nos seguintes países: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela, Uruguai, Argentina e Brasil.

Embora de origem espanhola de boleras (bolas) ou de volero (de volar – voar), a dança Bolero praticada atualmente no Brasil tem suas origens no Rio de Janeiro, sob grande influência do tango. Já em outros paises latinos, está mais próxima de uma rumba mais lenta, sem muitas variações de figuras, pois é tida como dança para romance.

Curiosamente, só no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, essa dança adquire uma estrutura mais complexa incorporando movimentos do Tango, como Trocadilhos, Esses, Caminhadas, Cruzados e Giros. Nos demais estados, até o inicio da década de 90, restringia-se praticamente a base do “dois pra cá, dois pra lá” ou mesmo ao “um pra lá e dois pra cá” dos dançarinos mais antigos.

No entanto, mesmo com toda essa trajetória de transformações sempre foi mantido seu caráter de dança de galanteio, suave, terna e romântica, com movimentos caracterizando uma eterna busca da conquista da mulher amada que por sua vez seduz o parceiro, num jogo que podem durar 3 minutos ou mesmo uma vida inteira.


DANÇA SOLTA


A Dança Solta é caracterizada pela dança individual, tem nos seus principais ritmos o axé, o cowtry, samba no pé, as bases soltas dos ritmos agitados da dança de salão (forró, sertanejo universitário, salsa, zouk, disco), os hits modernos de artistas como Beyonce, Shakira, David Gueta entre outros, é uma dança mais agitada que trabalha condicionamento físico, e associada a uma alimentação balanceada, acelera a perda de peso.



FORRÓ

Forró é uma festa popular brasileira, de origem nordestina e é a dança praticada nessas festas, conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que veio de Portugal, são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeon - que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo.
O termo "forró", segundo o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, vem da palavra "forrobodó", de origem bantu que significa: arrasta-pé, farra, confusão, desordem. Na etimologia popular (ou pseudoetimologia) é freqüente associar a origem da palavra "forró" à expressão da língua inglesa for all (para todos). No início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos.
O forró é dançado ao som de vários ritmos brasileiros tipicamente nordestinos, entre os quais destacam-se: o xote, o baião, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco. Outros estilos de forró são: o forró universitário, uma revisitação do forró tradicional (conhecido como forró pé-de-serra) e o forró eletrônico ou estilizado (que, para alguns, não é considerado forró).


 
SALSA 

A salsa nasceu em Cuba, por volta dos anos 60, e é uma espécie de adaptação do mambo da década de 1950. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano.
Salsa, em castelhano, significa "tempero", e a adoção do nome quis transmitir a idéia de uma música com "sabor". O movimento que originou este novo estilo de música latinoamericana começou em Nova Iorque, quando um grupo de jovens músicos começou a mesclar sons e ritmos visando criar uma sonoridade que tivesse um "sabor" latino-americano.

Embora a Salsa que se dança em Miami não é a mesma que em Cuba, no Brasil ou na Argentina, esta dança tem, contudo, algumas características muito próprias. Realizada quase sempre em par e com recurso à própria música salsa – ritmos de percussão rápidos e complicados, com cerca de 180 batidas por minuto, piano e mais que uma voz – a Salsa acaba por ser bastante semelhante ao Mambo, principalmente no número de passos que marcam a dança e, consequentemente, alguns movimentos.

Quando se dança Salsa, os bailarinos estão ligeiramente separados e mantêm todo o seu peso na ponta dos pés. Apesar do passo de Salsa ser mais compacto, é extremamente relaxado, permitindo uma liberdade fluida e sensual. O movimento dos braços confere à Salsa uma naturalidade e beleza única, desde que acompanhe de forma instintiva o movimento do corpo. 



SAMBA DE GAFIEIRA

O samba é um gênero musical de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional.
Apesar do samba existir em todo o país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero é uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde de fato nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro que a dança praticada pelos escravos baianos migrados entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular e criando o samba carioca urbano e carnavalesco.

No Brasil, acredita-se que o termo "samba" foi uma distorção de "semba" (umbigada), palavra de origem africana - possivelmente oriunda de Angola ou Congo, de onde vieram a maior parte dos escravos para o Brasil. As concentrações urbanas provocaram o aparecimento das primeiras danceterias populares, as chamadas gafieiras, palco para estilos novos que surgiriam dentro do seio do samba, como são os casos dos sincopados samba-choro e samba de gafieira.

Tradicionalmente, o samba é tocado por instrumentos de corda (cavaquinho e vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo e o tamborim, também utiliza-se instrumentos como trombones e trompetes, bem como o choro, flauta e clarineta. 



SOLTINHO  

O Soltinho que é um gênero muito divertido e é a mistura de alguns ritmos como swing, fox e outros, também pode ser praticado em uma grande variedade de estilos musicais. O primeiro ponto a ser esclarecido é que, diferente da maioria dos outros ritmos (como o samba, o tango ou o rock), o Soltinho é apenas dança, não tendo música característica. Não se pode afirmar: esta música é um Soltinho, e sim, esta música pode ser dançada como Soltinho. 

Não sabemos ao certo como e quando o Soltinho apareceu aqui no Brasil. A dança é uma variação do Eastern Country Swing Americano, com a diferença de o Soltinho ter a marcação do passo básico para os dois lados. Também foi chamado em algumas fontes de swing ou rock brasileiro. É uma dança que junta a ginga e a improvisação brasileira ao rock e o swing dos EUA. 
No Rio de Janeiro o Soltinho começou a ser dançado a partir da década de 80. Nos salões paulistanos ele começou a ser dançado no início da década de 90, pegando carona com o sucesso do samba de gafieira e do bolero vindos do Rio de Janeiro. O ritmo é contagiante pela sua relativa facilidade no aprendizado, pelos giros e alegria dos passos e pela improvisação no estilo. 



TANGO 


Sua origem encontra-se na América do Sul, na Argentina e no Uruguai. De acordo com estudos, o tango descenderia da habanera (estilo musical criado em Havana, Cuba) e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão). Nessa época inicial era dançado por dois homens, daí o fato dos rosto virados, sem se fitar. Depois, já nos anos 1910, como o sucesso em Paris foi aceito pela aristocracia platina.

O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. Como dança é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é quase sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.
Há diferentes tendências em seu estilo. O tango-canção, tango canyengue, o tango milonga, tango romanzae, tango valsa e o tango jazz. Hoje em dia é possível até encontrar estilos como tango rock e electrotango, ou tango eletrônico (o electrotango pode ser conferido nos trabalhos dos grupos Bajofondo e Gotan Project). 



ZOUK 

O zouk é um gênero musical muito praticado no Caribe. Está presente em vários ritmos brasileiros e sempre teve grande influência na região norte do Brasil, especialmente no Pará e Amapá. Este gênero, praticado nas Antilhas francesas (Martinica e Guadalupe), na Guiana Francesa e também em Santa Lúcia, tem forte presença nos P.A.L.O.P (Paises Africanos de Linguagem Oficial portuguesa).

Zouk - que significa festa é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais. No Brasil, utiliza-se a música Zouk para dançar uma dança 100% brasileira. Ela é oriunda da lambada, porém, com movimentos mais adaptados ao andamento da música. A dança zouk brasileira possui hoje vários estilos entre eles, o Tradicional, o Zouk Love, o Flow, o Revolution e o Soulzouk. Os principais pólos do zouk brasileiro são: Pará (onde a dança foi introduzida no Brasil), Porto Seguro, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo. Há também um público crescente no sul do Brasil.